segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Ex-comandante de seleção africana, técnico brasileiro visa futebol asiático


Entendedor do futebol mundial já que trabalhou em diversos países pelo mundo, o técnico Márcio Máximo foi mais uma vez convidado e palestrou para novos treinadores na Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABFT). Além de valorizar a importância da troca de experiência com os novos profissionais, o comandante que está de olho no mercado, está enxergando com bons olhos a chance de trabalhar no futebol asiático.

“É um mercado interessante e recentemente vimos que técnicos como Péricles Chamusca e Fábio Carile indo para Arábia Saudita e outros brasileiros se destacando em outros países , tenho sido contactado por alguns clubes brasileiro, mas acho que minhas chances são maiores lá fora onde já tenho um trabalho consolidado”, disse Márcio Máximo em entrevista ao Portal Grande Área.
Recentemente o treinador esteve na Europa visitando clubes tradicionais, principalmente em Portugal, onde pode acompanhar jogos e treinamentos e manteve vários contatos com dirigentes daquele país. O treinador que trabalhou muito tempo fora do Brasil não descarta nenhuma proposta de clubes brasileiro, mas os contatos e realização de grandes trabalhos por treinadores brasileiros no futebol asiático tem chamado atenção, como Gama na Tailândia, Carlinhos Pereira também na Tailândia, Amilton Oliveira, na Indonésia e recentemente Tarcísio Pugliesi, na Malásia são alguns exemplos.

Formado pela UFRJ o ex-atleta iniciou sua carreira trabalhando no projeto de extensão da universidade, alguns outros trabalhos de Márcio no Brasil foram: CR Vasco da Gama (scout de adversários), Mesquita- RJ, Barra da Tijuca- RJ, Seleções Brasileiras de base, o treinador também fez parte da comissão técnica da seleção principal. Marcio teve a oportunidade de dirigir a Seleção Carioca de Profissionais onde atuaram em alguns amistosos pela Europa.

Em sua passagem fora do país, o treinador iniciou sua jornada pelo mundo árabe onde trabalhou na Seleção do Catar e Al Ahli da Arábia Saudita. O técnico comandou a Seleção das Ilhas Cayman durante as eliminatórias da copa do Mundo do Japão. Surgiu então o convite para trabalhar na Premier League Escocesa, onde Marcio foi treinador do Livingston.

O treinador trabalhou na Seleção da Tanzânia e disputou mais duas Eliminatórias de Copa do Mundo (Alemanha 2006 e África do Sul 2010). Márcio ainda comandou a equipe na primeira classificação da historia para a Copa Africana de Campeões. Conseguiu levar a seleção do 167° lugar no ranking da FIFA para 86°, fez uma renovação na equipe (média de idade de 27 para 22), além de abrir mercado para jogadores tanzanianos na Europa, de um para oito jogadores.

Nos últimos anos o treinador dirigiu o Democratas-MG, Francana-SP, Young Africans da Tanzânia, Prudentópolis-PR e Costa Rica-MS, além de ter tirado a Licença A da CBF. O treinador e convidado regularmente para dar palestras na ABTF (Associação Brasileira de Treinadores de Futebol) e Sindicato de Treinadores do RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário