sábado, 13 de abril de 2019

Seja um estudante de sucesso nos EUA e conquiste sua tão sonhada bolsa de estudos

Realize seu sonho de se tornar um estudante atleta!

Eu sei que, para muitas pessoas, receber uma bolsa de estudos nos EUA é algo perto do impossível.


Mas eu te garanto: Não é tão complicado assim! desde que você siga alguns passos importantes antes, durante e depois da sua chegada aqui nos EUA.

Como ex-estudante atleta e atualmente treinador de futebol de uma universidade americana que disputa a NCAA, eu passo várias horas do meu dia analisando prospectos e ajudando pessoas do mundo inteiro a realizar o sonho de jogar e estudar nos EUA.

Não existe segredo e, na maioria das vezes, são erros simples que impedem que os jovens estudantes sejam contemplados com bolsas de estudo.

Durante essa última semana, eu iniciei um canal para compartilhar a minha experiência nos EUA e dar dicas a respeito do sistema universitário americano, além de tudo que você precisa saber para se tornar um estudante-atleta de sucesso de uma forma simples, rápida e efetiva.

Essa primeira semana foi um sucesso absoluto, com muitas pessoas do Brasil, e de outras partes do mundo, entrando em contato com a gente, interagindo e compartilhando suas expectativas e seus desejos de estudar e jogar nos EUA.
Agora, o mais legal disso tudo é ver que existe um número absurdo de jovens, e pais de jovens, abraçando essa ideia de começar uma nova vida nos EUA, o que mostra que as pessoas realmente enxergam o valor que essa experiência proporciona para você que sonha em combinar a sua carreira acadêmica com as suas habilidades esportivas. 

Bom, mas antes de eu entrar em mais detalhes sobre como você pode se tornar um estudante-atleta de sucesso nos EUA, deixa eu te explicar como eu cheguei até aqui.

Eu sempre gostei de bater uma bolinha… até que em 2001, uma escolinha americana de futebol chamada BRUSA realizou um intercâmbio e levou um time de jovens americanos para jogar contra a gente lá em Salvador. Foi o meu primeiro contato com a língua inglesa falada por americanos nativos e confesso que fiquei ENCANTADO.

Ver aqueles meninos super disciplinados, educados, com toda uma equipe de suporte em volta deles despertou em mim um desejo de fazer parte daquele time. Pronto! Naquele momento uma semente havia sido plantada na minha cabeça…

Anos se passaram até que em 2007, eu tinha feito 17 anos, e, muita vontade de poder conciliar o esporte que eu amo com a vida acadêmica.

Naquele momento, eu já tinha ouvido falar bastante dessa prática das universidades americanas de oferecer bolsas de estudo para os seus atletas e eu pensava comigo: “Cara, se eu recebesse uma bolsa dessa para morar, estudar e jogar nos EUA seria realmente fantástico. Resolveria todos os meus problemas…” Lembre que eu estava chegando num momento da minha vida que eu teria que me afastar do esporte que eu amo para dar inicio a minha vida profissional no Brasil.

Mas a verdade era uma só…. eu não tinha noção dos caminhos para se tornar um estudante-atleta nos EUA. Eu tinha várias dúvidas, e essas dúvidas jogavam a minha esperança de um dia viajar lá para baixo.

Eu não sabia se o meu inglês básico seria o suficiente para ser aceito por uma universidade, ou quais eram os requisitos que eu tinha que atender para poder receber uma bolsa de estudo, o que era NCAA, ou até mesmo como eu deveria me planejar para conseguir estudar e jogar nos EUA sem ter surpresas inesperadas lá na frente.. essas informações são cruciais e, por muitas vezes ,determinam se os jovens se tornarão, ou não, estudante-atletas nos EUA

Mas foi ai que algo muito inesperado aconteceu: Uma amiga minha, chamada Telma, que já estava vivendo nos EUA há algum tempo me chamou no MSN para falar que havia conseguido uma bolsa de estudos para jogar futebol feminino por uma universidade e que o treinador do time masculino estava recrutando um goleiro para a próxima temporada.

Meu Deus do céu! Era a minha oportunidade! E como dizia a minha vó, oportunidade só tem cabelo na frente! Quando ela vem você tem que agarrá-la pelo cabelos antes que ela passe!

Foi muita sorte minha ter alguém para me ajudar naquele momento, a ajuda de quem já estava lá foi fundamental para que eu conseguisse a minha tão sonhada bolsa de estudos.

O tramite foi rápido, como tudo por aqui, e já em agosto de 2007, eu embarquei para os EUA pela primeira vez, com bolsa de estudos para jogar e estudar administração de empresas em uma universidade america.

Era a realização de um sonho que eu tinha desde os meus 14 anos, mas não pense que foi tudo maravilha. Pela fato de não ter tido as informações na hora certa, eu acabei não me planejando muito para minha ida e sofri durante o período de adaptação da nova cultura, principalmente a língua.

Foi necessário muita dedicação e ajuda dos meus companheiros de time para superar as dificuldades daquele momento inicial, principalmente quando você está sozinho e longe das pessoas que você ama.

Mas, eu te garanto uma coisa: a experiência de ser um estudante-atleta nos EUA é simplesmente FANTÁSTICA. Foram os 4 anos mais intensos das minha vida, onde vivi um crescimento pessoal muito grande através de experiências que levarei comigo para sempre. Se tornar um estudante-atleta de destaque num país estrangeiro te abre muitas portas e te prepara para qualquer desafio que a vida venha a te oferecer.

Em 2011, recebi orgulhosamente o meu diploma de graduação e depois disso, a preparação que recebi aqui me permitiram que uma série de coisas ainda mais incríveis acontecessem na minha vida: Assinei o meu primeiro contrato profissional por um time da primeira divisão em Porto Rico, onde fomos campeões nacionais e fui nomeado o melhor jogador da liga e isso me garantiu um segundo contrato, agora de volta aos EUA no estado de Nova Iorque, pelo time Rochester Lancers.

Infelizmente, eu acabei tendo duas lesões de ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo, o que me levou para a sala de cirurgia algumas vezes e levou a minha carreira profissional para um fim precoce.

Entretanto, essas experiências, tanto na universidade como nas equipes profissionais, me mostraram a significância do sistema de ensino universitário nos EUA como eu nunca teria entendido caso não tivesse feito parte dele. É realmente impactante e te traz uma nova visão de vida.. você cria novas referências que só quem vive a vida universitária nos EUA tem oportunidade de conhecer.

O negocio é tão viciante que eu mesmo, até hoje, não consegui me afastar. Desde Junho 2017, faço parte da comissão técnica do mesmo time que tive a oportunidade de defender lá trás em 2007. Sou treinador da universidade de Salem na Virginia Ocidental, onde diariamente interajo e recruto com estudante-atletas de todo o mundo.

Foi aí que essas interações com os estudante-atletas me fizeram pensar como eu poderia abrir a cabeça de outras milhares de pessoas para tudo aquilo que eu vivi e todas as oportunidades que uma experiencia universitária nos EUA pode proporcionar ao indivíduo. Poder combinar a busca por um diploma universitário com a prática do esporte que você ama é algo muito especial e eu cheguei a conclusão que mais pessoas devem ter acesso a essa oportunidade.

E tem um detalhe: eu passo grande parte dos meu tempo como técnico de futebol aqui nos recrutando estudante-atletas de todo o mundo e negociando bolsas de estudo. Hoje, eu percebo que os jovens prospectos vivem a mesma situação que eu vivi quando tinha 17 anos. A maioria deles não tem noção de como o sistema universitário americano funciona e eu tracei como objetivo educar o máximo de jovens possíveis nos próximos anos sobre essa oportunidade de se tornar um estudante-atleta nos EUA.

Mas, por que alguns jovens conseguem se tornar estudante-atletas e outros não? Como é determinada essa linha de corte? O que impede estudante-atletas de viverem esse sonho nos EUA?

E a resposta é muito fácil: Estudante de diversos países que querem se tornar estudante-atletas nos EUA geralmente cometem erros SIMPLES e são esses erros que, por muitas vezes poderiam ser evitados, comprometem todo o processo de recrutamento.

Foi vendo esses erros que expliquei no vídeo acima acontecendo repetidas e repetidas vezes, que no inicio desse ano, conversando com o meu grande amigo e sócio Leo Gama, eu resolvi compartilhar toda a minha experiência no sistema universitário americano nas duas funções que vivi ao longo dos últimos anos.

E essa ideia veio num momento magico. Leo Gama e sua esposa, Isadora Gama, que também foi uma estudante-atleta aqui nos EUA, tinham acabado de receber o “green card" deles, o que tinha mudado a vida deles para sempre. Choramos e celebramos aquele momento juntos e ali foi o marco para uma nova vida do casal.

Ver aquela emoção e as novas oportunidades que se abriram, me fez pensar como eu poderia trazer informações sobre aquela mesma oportunidade de vir para os EUA, não só para se tornar um estudante-atleta de sucesso, mas também como permanecer no país após a graduação e fazer parte do mercado de trabalho americano como um residente permanente e, futuramente, se tornar um cidadão americano.

Ver aquela emoção e as novas oportunidades que se abriram, me fez pensar como eu poderia trazer informações sobre aquela mesma oportunidade de vir para os EUA, não só para se tornar um estudante-atleta de sucesso, mas também como permanecer no país após a graduação e fazer parte do mercado de trabalho americano como um residente permanente e, futuramente, se tornar um cidadão americano.

Foi ai que criamos a empresa que chamamos de Doomundo, que é a primeira escola de internacionalização do mundo.


E e nessa plataforma de cursos online, eu resolvi ensinar tudo que aprendi nos EUA do meu jeito, com os meus métodos e da forma que eu julgo ser a mais fácil para os alunos terem os melhores resultados possíveis tanto em relação a preparação ainda no Brasil quanto o momento que já estão atuando nos EUA.

Se tem uma coisa que eu domino hoje, é esse processo de trazer estudante-atletas para os EUA e eu me sinto muito confiante em ajudar e participar do processo de internacionalização de jovens brasileiros que queiram viver esse sonho. E foi dai que nasceu o curso que a gente chama hoje de “Como se tornar um estudante-atleta de sucesso nos EUA”.

Só que o que aconteceu foi que a procura pelo curso está muito grande, embora ele, nessa primeira edição tenha vagas limitadas…

E eu vou ser sincero com você: eu achava que ia ser um curso pequeno, só para algumas pessoas que acompanhavam esse novo trabalho que estamos desenvolvendo.

Só que o que aconteceu foi que a procura pelo curso está muito grande, embora ele, nessa primeira edição tenha vagas limitadas…



O pessoal esta com muita curiosidade sobre o método, os conteúdos, e as aulas…

Isso é algo novo para todo mundo, algo que está tomando uma proporção realmente fora do que eu esperava.

Para você ter uma ideia, o meu plano inicial é ter apenas 30 alunos.

Mas Leo, por que só 30?

Nessa primeira versão eu quero poder acompanhar os alunos bem de perto, dar todo o suporte que eles precisam de forma pessoal, junto com toda a minha equipe, e para que isso aconteça eu não posso ter um numero muito grande de alunos nesse primeiro curso.

Vale a pena lembrar, que eu atuo como treinador de uma universidade aqui nos EUA, o que torna minha rotina uma loucura com o calendário de treinos e jogos, além das atividades de recrutamento de estudante-atletas de todo o mundo. 

E a boa notícia é que hoje a gente vai abrir as matrículas para a primeira turma dessa versão inicial do nosso curso.
O curso “Como se tornar um estudante-atleta de sucesso nos EUA” é um programa completo de estudos com 1 mês de duração, onde essencialmente você irá aprender o passo-a-passo, ou seja, tudo que você precisa saber para se tornar um estudante-atleta de sucesso nos EUA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário