segunda-feira, 29 de abril de 2019

Representantes da CBF, da FIFA e da Conmebol discutem desenvolvimento

Créditos: Laís Torres/CBF

Desenvolver o futebol brasileiro é um desafio e tanto, que a CBF tem tentado abraçar com mais vontade do que nunca. Pensando nisso, o Somos Futebol reuniu especialistas no assunto para debater a gestão do desenvolvimento.

Estiveram presentes: Rafael Arias, Head de Desenvolvimento de Futebol nas Américas da FIFA; Gonzalo Belloso, Diretor de Desenvolvimento da Conmebol; Juninho Paulista, Diretor de Desenvolvimento da CBF; e Edu Gaspar, Coordenador de Seleções da CBF. Secretário-geral da FIFA, Zvonimir Boban participou via streaming do debate.

Antes da conversa, os representantes da FIFA e da Conmebol fizeram apresentações sobre os seus trabalhos nas respectivas entidades. Arias frisou a importância que departamentos de desenvolvimento têm nas confederações. A chegada de Juninho Paulista à CBF como Diretor de Desenvolvimento, por exemplo, foi uma das novidades da gestão de Rogério Caboclo.

- Acredito que na América do Sul temos pessoas com grande nível de experiência em questões técnicas, como Juninho, Edu, Gonzalo. Acredito firmemente que o que pode criar uma mudança importante na gestão das organizações sul-americanas é organização e planejamento - disse.

Representante da Conmebol na mesa, Gonzalo Belloso destacou a necessidade de ter pessoas que viveram o futebol de dentro para fazê-lo crescer. Do debate, aliás, participaram quatro ex-jogadores. Além do próprio Belloso, Edu Gaspar, Juninho Paulista e Zvonimir Boban tiveram uma carreira duradoura dentro das quatro linhas.

- Nosso desenvolvimento passa por nossos dirigentes entenderem que precisamos ser acompanhados por pessoas que entendem o que sofremos. E há muitos entes na América do Sul que estão passando por esse momento - contou.

Diretor de Desenvolvimento do Futebol da CBF, Juninho Paulista ressaltou o papel da FIFA neste processo. A entidade máxima do futebol participou do Somos Futebol como parceira da CBF com seu braço de apoio ao desenvolvimento, o FIFA Forward. Para Juninho, esse tipo de ação em conjunto é fundamental. 

- Quando se fala em projetos, envolve recursos financeiros. E a gente está tendo esse apoio da FIFA, da Conmebol. Agora é empregar direito esse recurso. Ter projetos objetivos, duradouros. Não adianta fazer projetos pensando em um, dois, três anos. E é isso que a FIFA e a Conmebol vêm apoiar.

A Seleção Brasileira deixou sua marca no Somos Futebol. O evento, que foi aberto com a participação do técnico Tite, contou com a opinião de Branco sobre as categorias de base e teve a presença do Coordenador de Seleções, Edu Gaspar, no debate desta quinta. Para Edu, é necessário valorizar a chance de colocar ideias em xeque e fazer esse intercâmbio de práticas para o desenvolvimento do futebol.

- É uma grande oportunidade para discutir futebol e tratar do futebol. Durante o evento foram discutidos vários assuntos, desde o futebol em si, até o marketing, mídia. Para nós, que participamos foi excepcional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário