quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Licença PRO começa na Granja Comary

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Com a presença de muitos dos principais técnicos do cenário nacional, teve início nesta terça-feira (4) a Licença PRO, o último estágio na formação de técnicos no Brasil. Quem marcou presença na Granja Comary para realizar a solenidade de abertura da edição 2018 do curso foi o Diretor Executivo de Gestão da CBF, Rogério Caboclo.

Ao lado do secretário-geral da entidade, Walter Feldman, Caboclo falou sobre relevância desta plataforma para a CBF e lembrou os mais de 40 cursos oferecidos pela Academy para 2019, um salto em relação aos 10 ministrados há três anos. Na abertura, ele também falou sobre o licenciamento de clubes e de como a presença de todos ali consolida este movimento.

- A presença de vocês aqui mostra uma admirável consciência de que por mais que a gente domine um assunto, sempre há algo de novo a aprender, sempre há algo para compartilhar. Mostra que o aprendizado contínuo e o compromisso de reciclar são fundamentais para o sucesso de longo prazo.

O primeiro dia de estudos foi reservado para um seminário sobre a Série A do Brasileirão. Os mais de 60 técnicos presentes foram divididos em grupos de cinco e seis alunos para destrinchar as equipes que disputaram a competição. Análises táticas, linhas defensivas, esquemas de ataque, nada passou batido nas mesas de debate formadas ao longo da sala no Centro de Excelência do Futebol Brasileiro.

Alguns dos técnicos presentes estiveram no comando de equipes na Série A neste ano. Mano Menezes, Jair Ventura, Zé Ricardo, Tiago Larghi, Maurício Barbieri foram alguns deles e, em determinados momentos, precisaram avaliar ou escutar comentários de suas próprias equipes. Isso porque, ao fim dos debates, cada grupo apresentou sua conclusão sobre os times e a competição.

- As aulas são bastante intensas, alguns dias de 8h às 19h, onde a metodologia principal é o compartilhamento de conhecimentos para a construção de uma sabedoria sobre o futebol brasileiro. Parte deles iniciando o curso, outros finalizando, mas todos na mesma intenção: aprender e evoluir com a troca de experiências - destacou Mauricio Marques, coordenador técnico dos cursos da CBF Academy.

Como todo primeiro dia de aulas que se preze, os alunos posaram para a foto oficial de abertura e também aproveitaram para reencontrar velhos colegas de profissão. Ao todo serão 11 dias na Granja Comary, com aulas práticas, teóricas e com direito a intercâmbio internacional. A programação completa você confere logo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário